Ministério Público investiga nepotismo no Poder Legislativo e quer folha de servidores
Prefeito David Almeida tem dois coringas para as eleições 2022
Bancada federal de costas para os indígenas
Sinfonia Surpresa no Teatro Amazonas
Jovens comparecem em massa à vacinação dos 18 anos contra a Covid-19
Marcelo Ramos ganha destaque na mídia nacional
Em setembro começam as vendas dos patinetes elétricos da Zona Franca de Manaus
Vereador contrata parentada
A Câmara Municipal de Manaus não se cansa de estar no centro de escândalos. Mais uma vez, a denúncia é de beneficiamento de parentes com cargos, o chamado nepotismo. O Ministério Público do Amazonas (MPAM) está investigando uma denúncia de que o vereador Sandro Maia (DEM) teria contratado três cunhadas e uma enteada para trabalharem como assessoras parlamentares em seu gabinete no Legislativo Municipal.
Não é de se estranhar, uma vez que Maia tem o exemplo do próprio presidente da Casa, David Reis (Avante) que logo que assumiu o comando do Poder Legislativo, em janeiro, contratou uma tia, com salário de R$ 10 mil, para cuidar das finanças da CMM.
Camara esconde informações
Na investigação, o Ministério Público pediu à presidência da Câmara Municipal, que enviasse informações sobre as contratações. A Câmara até respondeu, mas com um ofício incompleto. O que levou o promotor de justiça do caso a determinar a requisição administrativa de cópia em mídia digital da ficha funcional e de frequência de servidores e ex-servidores, com dados pessoais atualizados. O que será que virá à tona?
David sinaliza para 2022
O prefeito David Almeida disse ao ÚNICO, que o seu partido terá uma presença forte nas eleições de 2022. “Vamos trabalhar para vencer as eleições majoritárias, lançando ou apoiando candidatos”, disse. David tem no vice-prefeito Marcos Rotta e no deputado estadual Abdala Fraxe, dois nomes que ele conta para eventuais alianças. Podem ser vice ou até mesmo cabeça de chapa.
Índios não interessam à bancada
A causa indígena não sensibiliza a bancada do Amazonas no Congresso Nacional. Um estudo do Observatório Legislativo Brasileiro mostra que entre 2019 e 2021, de 146 propostas que tramitam no Congresso apenas nove são de autoria de parlamentares do Amazonas. Vale lembrar que o Amazonas tem a maior população indígena do Brasil.
Manaus também vira as costas
O mesmo cenário acontece em Manaus. Enquanto em outros estados nomes de avenidas e bairros lembram indígenas,como acontece em Belo Horizonte e Maceió, por exemplo, aqui com poucas exceções a cartilha acolhe expressões em inglês. A começar pela denominação de condomínios e prédios.
Ramos na mídia
Sob o título “Quem é Marcelo Ramos, vice da Câmara que passou a enfrentar Bolsonaro”, o portal UOL de notícias traz hoje uma reportagem em que revela o perfil do deputado federal amazonense, que ganhou destaque nacional após entrar em confronto com o presidente Jair Bolsonaro, em função da aprovação do fundo partidário de R$ 5 bilhões. A matéria fala sobre passagens pessoais da vida do parlamentar e sobre sua atuação na Câmara dos Deputados.
Hoje tem Teatro Amazonas
O espetáculo “A Sinfonia Surpresa e Concerto de Khachaturian”, será apresentado nesta quinta-feira (22) pela Amazonas Filarmônica, a partir das 20h, no Teatro Amazonas. A apresentação será transmitida pelo canal @culturadoam, no YouTube.
Amazonas livre da Delta
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) monitorou as variantes do coronavírus que circulam por todo o mundo, para confirmar se existem no Amazonas. O resultado é que até o momento só foi detectado um caso da cepa Alfa e, felizmente, não há registro das variantes Delta, Beta e Lambda.
Sucesso na vacinação
O governo estadual e a Prefeitura de Manaus comemoraram muito o total de 40 mil jovens vacinados somente no primeiro dia de mutirão de vacinação contra a Covid-19, para a faixa etária dos 18 anos. Hoje, um novo “vacinaço” vai estender as imunizações até a meia-noite, em três pontos centrais da cidade e em mais 12 postos de saúde da capital, até as 16h.
Dia da Paz
Hoje é dia o Dia Estadual da Paz e da Conciliação. Por indicação do grupo espiritualista União do Vegetal, a data de 22 de julho foi escolhida para concentrar esforços e atividades educacionais que demonstrem as consequências positivas que a paz e a conciliação trazem para a sociedade. Projeto criando a data, de autorida do então deputado Luiz Castro, foi aprovado pela Aleam.
ZFM vai de patinete
Com mais de um ano de atraso, a fábrica de patinetes do empresário Eduardo Musa (ex-Caloi), começa a operar na Zona Franca de Manaus, no próximo mês de setembro. Anunciada desde 2019, somente agora a fábrica Da Vinci Micromobilidades vai iniciar suas vendas a partir do Polo Industrial de Manaus. São patinetes elétricos para transporte individual em grandes cidades.
Fonte: Portal Único