Bicentenário do Grande Oriente do Brasil comemora seus 200 anos, com arte, trabalho e louvor. Irmãos do Amazonas (GOBAM) ecoam palavras mágicas no Hino Comemorativo, como a Luz iluminando os novos tempos.

Instituído pelo Decreto n. 2.057 de 11 de maio de 2022 e publicado no Boletim Oficial nº 20 de 16 de maio de 2022, o Hino do Bicentenário foi promulgado sob a égide do Grão-Mestre Geral Múcio Bonifácio Guimarões, o qual foi escolhido o hino criado por quatro irmãos do Grande Oriente do Brasil do Amazonas – GOBAM, tendo como autores:

Letra: Maestro Moisés, Jurimar Ipiranga, Gilson Nascimento, Júlio Antônio Lopes.

Música: Moisés Rodrigues.

De bom grado, doaram os direitos autorais do hino sem ônus, causa nobre defendida pelos irmãos. No mesmo Decreto também foram promulgados a Marcha, a Canção e o Samba do Bicentenário do Grande Oriente do Brasil.

Os 200 anos de Grande Oriente do Brasil

No dia 17 de Junho de 2022, a mais antiga associação de lojas no Brasil, o Grande Oriente do Brasil, celebrou seus duzentos anos de vida em nossa pátria amada; respirando seus princípios fundamentais, quais são, Liberdade, Igualdade e Fraternidade, com braços amigos e corações fortes, a instituição luta o bom combate contra as injustiças sociais e celebração da paz entre as nações.

No Brasil, a maçonaria teve papel ativo para os mais diversos fenômenos históricos de altíssima importância, como a independência, a abolição da escravatura e a proclamação da República. Bravos defensores! Os maçons do Brasil, foram, sobretudo, os protagonistas de grandes feitos.

Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas

Banner referente a celebração dos 200 anos do Grande Oriente do Brasil, realizado em sessão especial na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Ocorrido na tarde do dia 14 de Julho de 2022, às 15H no horário de Brasília (14H no horário de Manaus), fora realizado uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Amazonas – ALEAM, para comemoração dos 200 anos da instituição e também a titulação de Cidadão Amazonense ao Soberano Irmão Múcio Bonifácio.

O Concerto

Na noite do dia 14 de Julho de 2022, às 21H no horário de Brasília (às 20H no horário de Manaus), ocorrera o concerto de apresentação do Hino no Teatro Amazonas.

Declara o irmão Jurimar Ipiranga, um dos autores: “A Gênese desse projeto nasceu após a nossa Live da Independência em 6 de setembro de 2020, quando tive a inspiração de criar o Hino do Bicentenário do GOB, daí procurei primeiramente o Soberano Irmão Múcio o qual ficou muito feliz e me deu plena autonomia para começar o que eu havia idealizado. Daí, procurei o mais capacitado de todos os irmãos (Maestro e Irmão Moisés) para juntos construirmos e entregar esse produto notável e único.”

É claro, que temos a participação de dois baluartes da Ordem os Mestres Gilson Nascimento e Júlio Lopes, que são irmãos de Altíssimo valor para esse projeto fraterno.

Já na reta final tivemos a amável colaboração do Grão Mestre de Honra do DF. Irmão Leite que operacionalizou tratativas na consolidação das artes alquímicas, harmonizando costuras em nome da Ordem com justiça e perfeição.

Confira abaixo uma galeria de fotos e vídeos do evento:

Qual sua opinião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email