Por Bárbara Vinagre
Foi um reconhecimento pelo importante trabalho humanizado em prol da sociedade Amazonense durante a Pandemia.
O evento foi realizado, na ultimo sábado, 08 de agosto, em um restaurante de Manaus, porém em uma sala reservada e fechada para os participantes, uma vez que todos os profissionais presentes já haviam testado positivo para o coronavírus.
Todos, sobreviventes da Covid-19, porém, na abertura do evento, um minuto de silêncio foi realizado em homenagem aos colegas que partiram. A solenidade começou humanizada, assim como a índole de todos os presentes.
Maria Aparecida Oriente, Assistente Social do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, responsável pelo evento e uma das homenageadas, disse em seu discurso:
“É importante lembrar que durante essa pandemia, que ainda estamos vivendo, não é só o médico ou enfermeiro, como a mídia destaca sempre. É o maqueiro, serviço gerais, cozinha, atendimento, serviço social, psicologia, nutrição, voluntários, todo um contexto para alcançar um resultado. Nós somos um todo, um completa o outro, Sem essas outras categorias, não teríamos chegado onde estamos.” Afirmou Aparecida.
A homenagem foi registrada pelo vereador Gilmar Nascimento (DEM) através de Moção na Câmara Municipal de Manaus a cada um desses profissionais.
Em um de seus discursos, na Câmara, o vereador, enfatizou sua luta por um tratamento mais Humanizado para os munícipes nos Hospitais Estaduais da Capital Amazonense.
“Será que o paciente com covid-19 precisa mesmo ser tratado no abandono?
– Governador do Estado, pelo amor de Deus, fale com seu Secretário de saúde e peça para os gestores criarem um protocolo para atenderem também as famílias (os familiares), da cidade de Manaus. Nós somos, seres humanos, não somos coisas, não precisamos de notícias só quando for pra entregarem o corpo no saco.”
Sobre o novo normal, o vereador fez uma comparação:
Nós estamos vivendo um novo normal, porém parece que na saúde as pessoas estão fazendo remendos com tecidos novos em roupas velhas.”
E continuou:
“O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, parece um presídio, as pessoas são internadas para o tratamento e seus familiares não recebem informações do quadro clínico do paciente.” Discursou ele.
Rose Kadoshi, assessora parlamentar de saúde e também homenageada ainda tem lembranças vivas do ápice da Pandemia.
“Algumas pessoas realmente se acovardaram, e nós entendemos, porque realmente não é fácil, eu mesma quase morri com a doença. Sabíamos que por está na linha de frente o resultado seria em 99% de chance de contrair o vírus, porém eu venci, e voltei com mais vontade ainda de lutar por quem necessita da nossa atenção. Por isso achei realmente merecida essa homenagem que o vereador nos proporcionou”
As homenagens representaram diversos setores e categorias de Hospitais de Manaus. Agente de Portaria, Almoxarifado, Casa Civil, Anjos da Saúde, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, Nutricionista, Técnicos de Nutrição e Auxiliar de Cozinha, SISREG, Psicólogos, Ouvidoria, Assistente Social (voluntários e representação), Cabelereira Voluntária (Projeto Visual Legal) e Assessoria Parlamentar de Saúde.
Fonte: Portal Único