Alerta: Golpistas se apresentam como pesquisadores do Ministério da Saúde para clonar WhatsApp

Um golpe por telefone que usa o nome do Ministério da Saúde tem percorrido o país clonando contas no WhatsApp pelo menos desde abril deste ano. Na ação, um homem telefona, se apresenta como pesquisador contratado pelo ministério e afirma estar realizando uma pesquisa sobre a covid-19. Se a pessoa aceitar continuar falando, ele faz três perguntas sobre a doença. Na sequência, encaminha um código por mensagem e pede que a pessoa confirme os números para que outro pesquisador não a contate novamente. É neste momento que o telefone é clonado.

No início da pandemia, o Ministério da Saúde chegou a realizar ligações automáticas questionando a população sobre possíveis sintomas da doença. O número que aparecia na tela era apenas o do Dique Saúde: 136 ou 00136. Mas, a partir daí, os golpistas criaram um golpe com outro número de telefone, capaz de clonar o WhatsApp do dono do telefone. Mais tarde, eles utilizam o número para pedir dinheiro aos contatos incluídos na agenda do celular.

Para identificar se a ligação se trata de um golpe ou se é real, basta observar o contato.

Caso seja um telefonema oficial, o identificador de chamadas mostrará o número do Disque Saúde: 136 ou 00136. Qualquer número diferente desses em ligações atribuídas ao Ministério da Saúde é suspeito e pode ser denunciado para a Polícia Civil do Amazonas.

Casos em Manaus

Os goslpistas entraram em contato com um de nossos leitores do portal 365, que imediatamente percebendo a ação, gravou a conversa e você vai ouvir na íntegra com exclusividade como esses bandidos agem.

Ouça atentamente como os Golpistas agem, áudio gravado por um leitor do portal 365. 

Fonte: 365 Notícias

Qual sua opinião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *