Vereadora diz que colegas usam imagem “congelada” mas não participam de verdade das sessões da Câmara Municipal de Manaus

David Reis some e vereadores cobram postura da presidência da Câmara

TCE investiga ex-secretário do Governo José Melo

Suframa abre conversa com prefeitos do Amazonas, Acre e Rondônia

PF denuncia ministro de Bolsonaro por organização criminosa

Governo Wilson Lima mexe no tabuleiro e sinaliza mudanças no secretariado

Senadores Omar e Braga na linha de frente da CPI da Covid

Pros vai parar nas mãos do governador Wilson Lima

A vereadora Glória Carrate denunciou que as sessões híbridas da Câmara Municipal de Manaus são uma farsa, porque muitos vereadores em home office apenas congelam a imagem no painel, mas não estão participando. O vereador Rodrigo Guedes se uniu a ambos nos questionamentos ao presidente em exercício, vereador Wallace Oliveira (Pros) e o clima esquentou durante sessão na quarta-feira (14).

Presidente David Reis some do radar

Quem não esquentou a cabeça com o bafafá foi o presidente da Casa, David Reis (Avante) que sequer estava presente à sessão. Essa, aliás, é uma das cobranças mais persistentes dos vereadores, pois quem comanda as sessões é o vice, Wallace Oliveira. Reis não aparece, nem no vídeo, nem no plenário.

Lideranças decidirão

A vereadora Glória Carrate pediu o fim das sessões híbridas e a retomada das presenciais. Mas o presidente em exercício Wallace Oliveira apontou que isso é decisão para o colégio de líderes. Os líderes na Câmara são David Reis, Glória Carrate, Diego Afonso, Bessa, Fransuá e Ewerton Assis.

PF quer queda do Ministro Salles

O Superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, quer a cabeça do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ele enviou queixa-crime ao STF contra Salles acusando-o de prática de “organização criminosa” e “dificultar a ação fiscalizadora”. Ele estaria tentando atrapalhar investigações sobre extração ilegal de madeira. Alexandre Saraiva afirma que Salles se posicionou do lado dos madeireiros, um deles com 20 autos de infração. Além do mais, visitou um campo de extração que omitia desmatamento em área de proteção permanente. Salles exerceu, segundo a PF, o papel de “verdadeiro advogado administrativo” dos madeireiros. Ele inclusive teria realizado “ato pericial” para tentar comprovar a inocência dos investigados.

Lula amplia vantagem

Nova pesquisa PoderData mostra que Bolsonaro continua desidratando e, com isso, Lula amplia vantagem sobre o presidente no segundo turno vencendo por 52% a 34%, uma diferença de 18 pontos percentuais.Lula venceria Bolsonaro em todas as regiões. Na região Norte, a diferença é de 3 pontos (Lula 40% contra 37% de Bolsonaro). A maior vantagem de Lula é no Nordeste (60% contra 31%). No sudeste Lula está na frente de Bolsonaro com 51% a 38%, Sul com 46% a 41% e Centro-Oeste 41% a 21%.

Teto de vidro

O Ministério Público do Amazonas e a Polícia deflagraram a operação “TETO DE VIDRO” para desbaratar um esquema de licitação ilícita no município de Humaitá. A ação centrou o antigo presidente da Câmara Municipal de Humaitá, que havia dispensado licitação irregularmente para uma obra de manutenção no teto da Casa Legislativa. A obra inicialmente orçada em R$ 120 mil foi concluída no prazo de 15 dias e a empresa L. França De Freitas – ME foi escolhida antes mesmo da abertura do processo de licitação.

Mudanças no governo Wilson Lima

Mais uma mudança está sendo articulada no governo Wilson Lima. Ricardo Francisco está de malas prontas para deixar a Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect). Ele é irmão do manda-chuva do PTB, Roberto Jeferson. Ricardo estaria sendo deslocado para uma função na representação do Amazonas em Brasília.

Omar na CPI

Depois de confirmadas as presenças dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) como membros da CPI da Covid Senado Federal, o MDB articula para que o senador Renan Calheiros fique na relatoria e que Aziz seja alçado à condição de presidente das investigações.

TCE investiga ex-secretário de José Melo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) está investigando uma possível irregularidade em um contrato firmado pela Seduc, na gestão do ex-secretário, Algemiro Ferreira Lima Filho, do tempo do então governador José Melo. O contrato era de R$ 2,1 milhões para locação de painéis LED e projetores para o projeto Cine Educação Itinerante e pretendia atender alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da capital e os munícipios da região metropolitana.

Palestras da Suframa

A Suframa, Sudam e Sebrae-RO fazem hoje (15) o quarto ciclo de palestras do evento “GovernAmacro”, que ocorre on line e tem participação de prefeitos do Amazonas, Rondônia e Acre. Nesta quinta o debate terá como tema a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Sustentabilidade Ambiental. Na sexta (16), o encerramento do GovernAmacro contará com um talk show que deve contar com a participação do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, da superintendente da Sudam, Louise Caroline, do presidente do Basa, Valdecir Tose, e do superintendente do Sebrae-RO, Daniel Pereira.

Zona Franca na ponta da língua

Em evento nacional promovido pelo Estadão que debatia como equilibrar a economia brasileira, a economista Elena Landau, ex-diretora do BNDES no governo de Fernando Henrique Cardoso, saiu-se com esta receita para aumentar a arrecadação: “a busca por mais receita deve mirar a “pejotização” do mercado de trabalho, a isenção de dividendos e os benefícios vigentes na Zona Franca de Manaus”. Pra quem não sabe, “pejotização” é tirar os empreendedores da informalidade e transformá-los em Pessoas Jurídicas (PJ), pagadores de impostos. A Zona Franca de Manaus, sempre é o patinho feio da história.

Pros nas mãos de Wilson

Com a posse da nova direção do Pros no Amazonas, tendo como presidente o dentista Mike Ezequias, o governador Wilson Lima passa a ter mais um partido para apoiá-lo na reeleição. Mike é amigo de Wilson e foi da equipe do primeiro escalão de Wilson quando presidiu a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES). O Pros tem dois vereadores em Manaus e 23 no interior, além de um prefeito.

Fonte: Portal Único

Qual sua opinião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *