Operação Cachoeira Limpa contra lavagem de dinheiro em Presidente Figueiredo

Foto: Internet

Deu no Portal Único

Buscas são feitas em Manaus, Presidente Figueiredo e Parintins

Números da pandemia caem significativamente no Amazonas

Zonas eleitorais devem ser utilizadas para acelerar vacinação em Manaus

Bancos só vão abrir agências na próxima quarta-feira

O Grupo de Atuação no Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público Estadual, deflagrou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (15) a operação “Cachoeira Limpa”. Objetivo: levantar provas que comprovem os crimes de fraude em licitação, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa, que causaram prejuízo estimado de R$ 23 milhões aos cofres da Prefeitura de Presidente Figueiredo, durante a gestão de Romeiro Mendonça, encerrada em dezembro de 2020.

Alvos da operação

A operação foi desenvolvida em Manaus, Presidente Figueiredo e Parintins. Entre os alvos estão empresários, ex-funcionários municipais de Presidente Figueiredo, deputado estadual Saullo Vianna, além do ex-prefeito Romeiro e do ex-vice-prefeito Mário Jorge Bulbol.

Redução de casos

O Amazonas inicia a semana com redução significativa nos principais números da pandemia. Houve queda de 26% na média de novos casos em comparação a 14 dias atrás. As internações caíram 34% e no número de mortes a redução foi ainda maior: 50%; os sepultamentos caíram 31% pelos mesmos padrões de comparação. Mas todos esses indicadores ainda são, ao menos, o dobro do registrado no início de dezembro de 2020. Os números são do monitoramento do Atlas ODS Amazonas divulgados neste domingo.

Queda no isolamento

Um dado que preocupa é o índice de isolamento que caiu de 56% há 14 dias para 49,9% na semana de 7 a 13 de fevereiro. A letalidade acumulada diária seguem num patamar elevado de 3,5%. A letalidade hospitalar se manteve alta e não diminuiu o suficiente para ser considerada em declínio.

Zonas eleitorais vão ser pontos de vacina

O Ministério da Saúde pretende usar as zonas eleitorais para acelerar a vacinação no Amazonas. Auxiliares do ministro Eduardo Pazuello disseram à CNN que a ideia é facilitar o acesso à população e evitar aglomerações nos postos de saúde. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o estado tem 60 zonas eleitorais, sendo 13 delas na capital Manaus e as restantes no interior.

Expectativa para dia 22

A expectativa de Pazuello é a de que a campanha, que terá o apoio das Forças Armadas, comece no próximo dia 22. O foco são os moradores com mais de 50 anos e o objetivo, de acordo com o ministério, é que a ação atinja cerca de 1 milhão de pessoas na região.

Marcelo diz que Bolsonaro extrapola

O 1º vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), disse neste domingo (14) que Jair Bolsonaro extrapolou seus poderes ao editar 4 decretos facilitando acesso a armas e munições. “Mais grave que o conteúdo dos decretos relacionados a armas editados pelo presidente é o fato de ele exacerbar do seu poder regulamentar e adentrar numa competência que é exclusiva do Pode Legislativo”, escreveu Marcelo Ramos em sua conta no Twitter.

Bancos só na quarta-feira

As agências bancárias só vão reabrir para atendimento na quarta-feira (17) a partir das 12h.

São Paulo registra variante do coronavírus

A Prefeitura de São Paulo registrou um paciente que mora na capital paulista, não esteve em Manaus e em nenhuma cidade do Amazonas, porém contraiu a variante P.1 do novo coronavírus, descrita pela primeira vez no Amazonas. O paciente teve apenas sintomas leves e não precisou de internação. Porém, as autoridades sanitárias de São Paulo estão alertando a população quanto ao alta capacidade de transmissão dessa nova cepa.

Qual sua opinião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *