Há um ano, Manaus registrava primeira morte por Covid-19

Hoje faz um ano que o Amazonas registrou a primeira morte por Covid-19. O empresário parintinense Geraldo Sávio (49 anos) morreu no hospital Delphina Aziz por complicações provocadas pelo novo coronavírus. Um ano depois, o Amazonas contabiliza 11.836 óbitos e 340 mil casos da doença. Atualmente a letalidade está em queda significativa. Depois de registrar 120 mortes em apenas 24 horas no dia 15 de fevereiro deste ano, ontem (23) foram 18 mortes e mais 1.275 casos. Autoridades de saúde atribuem a queda de mortes à vacinação. Manaus atingiu a meta de vacinar pelo menos 90% dos principais grupos de risco. Outro dado positivo que pode ser atribuído à vacinação é que Manaus praticamente zerou novas internações em UTI por Covid-19, de pacientes manauaras, mesmo após as flexibilizações das atividades comerciais e de serviços.

Mais números da Covid-19

Hoje o Amazonas tem as menores taxas de ocupação de UTIs do Brasil: 78% na rede privada e 75% na rede pública. Há, ainda, 947 pacientes internados e 41 na fila de espera por um leito.

Conversa de Braga com os Lins

O deputado federal Átila Lins (Progressistas) se reuniu ontem (23) com o senador Eduardo Braga (MDB). Os dois conversaram sobre os cenários para 2022. Átila trabalha para conseguir o oitavo mandato consecutivo na Câmara Federal e Eduardo mira o Governo do Estado. O Progressistas também é uma das alternativas do governador Wilson Lima, candidatísimo à reeleição.

Feliz da vida

O prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM) conseguiu o que queria: colocar Tony Medeiros na Aleam e agora tem como vice-prefeito o presidente da Câmara, Mateus Assayag. Com popularidade em alta, Bi articula uma provável candidatura a vice-governador em 2022. Quer que Assayag assuma a Prefeitura e ainda pretende eleger dois deputados estaduais (Tony e a esposa, Mayra Dias, ex-miss Brasil).

Avanço da dengue

Depois da Covid-19, agora os prefeitos do interior estão preocupados com a explosão dos casos de dengue. Neste mês foram confirmados 41 diagnósticos e 51 estão em investigação, só em Iranduba. O Amazonas registrou em janeiro um aumento de 262,9% no número de casos.

As alternativas de Rebecca Garcia para 2022

A ex-deputada federal Rebecca Garcia tem sido cortejada por alguns partidos para disputar as eleições de 2022. Rebeca se mantém no PP, mas pode caminhar em outras direções conforme contaram ao ÚNICO pessoas próximas da empresária. Nas conversas oficiais, Rebecca diz que está cuidando da empresa da família e fortalecendo seu perfil de executiva.

Deputado tenta barrar ataque de Bolsonaro contra Zona Franca

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) e vice-presidente da Câmara dos Deputados, está tentando barrar mais um ataque do Governo Bolsonaro à Zona Franca de Manaus. Na segunda-feira (22) ele deu entrada em um Projeto de Decreto Legislativo para suspender a decisão do Ministério da Economia de reduzir o Imposto de Importação sobre máquinas, equipamentos e eletroeletrônicos. Agora é esperar a tramitação no Congresso Nacional.

Empresário quer Rio Negro nos campos de futebol

O empresário Sung Un Song, diretor da Digitron da Amazônia, revelou o que será feito do prédio do Rio Negro Clube, em frente à Praça da Saudade. Ele quer ver o time de futebol novamente na ativa e melhorar as instalações do prédio para que possa voltar às suas atividades sociais dos tempos áureos. O Rio Negro tem uma bela história de conquistas no futebol amazonense.

Investimento na Zona Franca

O governador Wilson Lima visitou a fábrica da Samsung ontem (23), onde assegurou que o Estado está trabalhando para criar um ambiente favorável para investimentos no Polo Industrial. O problema é que o Estado cria de um lado e o Governo Federal destroi do outro.

Mais casos de fura-fila

Uma dona de casa de 58 anos foi à delegacia registrar Boletim de Ocorrência porque seu nome consta na lista da Prefeitura de Manaus, como vacinada e à espera da segunda dose. Só que, além de não pertencer a nenhum grupo prioritário, ela garante que nunca tomou a vacina. Mas seu CPF foi usado por alguém.

Investigação dos fura-filas

A juíza federal Jaiza Fraxe garantiu que os fura-filas da vacina contra a Covid-19 em Manaus serão punidos, mas até agora não aconteceu uma decisão se o caso será julgado pela justiça estadual ou federal. Além das irmãs Lins, médicos e a própria secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, estão na lista. O secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis, pai do presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis, também furou a fila.

Retomada em Parintins

O município de Parintins reduziu o período de toque de recolher, ontem (23). Desde janeiro era de 15h às 5h. Agora passará a ser das 20h às 5h, com autorização para bares, restaurantes e academias reabrirem com 30% de lotação. A queda no número de internados e mortos por Covid-19 foi o motivo do relaxamento.

Onde está o dinheiro?

O deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) quer saber como e quando serão devolvidos R$ 383 milhões que Governo Federal enviou para outros Estados, deixando o Amazonas e outras seis unidades federativas, sem o repasse correto do Fundeb. O erro do governo foi revelado por uma reportagem da Folha de S. Paulo que denunciou erros milionários no repasse do Fundeb.

Fonte: Portal Único

Qual sua opinião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *