Governo do Amazonas faz apelo desesperado para prefeituras Intensificarem ritmo da vacinação

Senador do Amazonas não faz nem o dever de casa

Empresa que vai administrar aeroporto Eduardo Gomes anuncia investimentos ecológicos para o local

Dois portos do Amazonas são destaques na Região Norte

Professores da Ufam analisam impactos da pandemia na economia do Amazonas

Área do principal porto de Manaus se deteriora sem receber a atenção que merece

O Governo do Amazonas está preocupado com o ritmo de vacinação contra a Covid-19 em alguns municípios. Mais de 400 doses não foram aplicadas até ontem e vencem hoje (14). Se não forem usadas serão perdidas. O Governo do Estado fez circular um apelo para que as prefeituras intensifiquem o ritmo da vacinação: “Por favor, secretários, intensifiquem (a vacinação) para não deixarmos vencer”. A mensagem foi direcionada a sete municípios amazonenses que têm 440 doses de vacinas da Oxford-AstraZeneca a vencer hoje. Só no município de São Gabriel da Cachoeira são 360 doses. Em Amaturá e Envira são 20 doses, Codajás, Itapiranga, Juruá e Tapuá, 10 doses cada. Das 701,6 mil doses recebidas pelas prefeituras, apenas 302 mil foram aplicadas, o que representa apenas 43% das doses em estoque.

Números da vacina em Manaus

Em Manaus, o ritmo é muito mais intenso. Das 463,3 mil doses recebidas, já foram aplicadas 355,1 mil, o que representa 76,64% do total recebidos. A maior parte está reservada para a segunda dose.

Átila Lins está receoso

O até então imbatível Átila Lins (Progressistas) está com receio de perder uma eleição pela primeira vez em mais de 40 anos de vida pública e de sete mandatos sucessivos de deputado federal. É que, em 2022, a disputa pelo cargo de deputado será acirradíssima com pelo menos 15 candidatos em condições de se eleger. Átila expôs essa preocupação a amigos próximos.

Bases divididas

Há prefeito do interior prometendo apoio para cinco candidatos a deputado federal. O votos nas bases dos prefeitos em 2022 serão bastante divididos. Levará vantagem quem for bem votado em Manaus.

Portos do Amazonas se destacam

Dois portos do Amazonas, o de Itacoatiara e o de Manaus estão entre os que mais movimentam contêineres na Região Norte. Dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apontam que a movimentação nos portos do chamado Arco Norte no ano de 2020 atingiram 50% da movimentação de cargas de grãos em todo o país.

Porto de Manaus

Há muito tempo que um projeto que se propõe a recuperar toda área em torno do Roadway de Manaus, dorme nas gavetas enquanto a área vai se deteriorando. Era pra ser um novo cartão postal da capital com lojas, restaurantes, bares temáticos, etc, como foi feito há alguns anos na Estação das Docas em Belém, no Pará. Nem um político adotou a defesa do projeto.

Senador do Amazonas

O senador Plínio Valério (PSDB) deu declarações se mostrando indignado contra a decisão do STF em autorizar a CPI da Pandemia. Plínio esqueceu de dizer que foi o próprio Senado que foi ao Supremo em busca de viabilizar essa CPI. Plínio tem sido bem intenso contra o Supremo Tribunal Federal mas nem tanto na defesa de interesses do Amazonas.

Reformas em aeroportos em 2022

A multinacional francesa Vinci Airports, que há uma semana arrematou a concessão dos aeroportos de Manaus, Tabatinga e Tefé, anunciou que começará a reforçar os pavimentos das pistas e a modernização dos terminais, no início do ano que vem. A informação é do CEO da Vinci, Nicolas Notebaert, em entrevista ao site CNN Brasil. A Vinci administra 52 aeroportos em 12 países da Europa, Ásia e Américas.

Investimento Verde

A empresa mantém um perfil de green capex, o chamado “investimento verde”, e pretende implantar em suas concessões e no Amazonas a economia de energia e água nos terminais e outras estruturas dos aeroportos, implementação de paineis solares para produção de energia verde, e proteger, ao lado da população local, o entorno dos aeroportos. Bem que poderia plantar algumas espécies de árvores médias no extenso estacionamento externo, que é só concreto.

Força Nacional contra o desmatamento

O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) em unidades de conservação federais localizadas na Amazônia. O apoio tem por meta o combate ao desmatamento, extração ilegal de minério e madeira e às invasões em áreas federais “em caráter episódico e planejado”.

Livro revela impacto da covid

Os economistas amazonenses e professores da Ufam, Michele Lins Aracaty e Silva e Leonardo Marcelo dos Reis Braule Pinto vão fazer parte da nova obra editorial da Paco Editorial, que ainda neste primeiro semestre vai publicar “Covid-19 – impactos da pandemia na economia brasileira”, com organização do professor doutor Mateus Boldrine Abrita. Michele e Leonardo apresentarão o capítulo “As vulnerabilidades socioeconômicas do Estado do Amazonas agravadas pela pandemia da Covid-19”.

Fonte: Portal Único

Qual sua opinião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *