Governo do Amazonas consulta laboratórios para comprar vacinas contra Covid-19

O Governo do Amazonas e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, do qual o governador Wilson Lima faz parte, entrou em contato com o Instituto Butatan, e com a Fundação Oswaldo Cruz, com o objetivo de comprar 1,2 milhão de vacinas contra a Covid-19. O presidente do Consórcio, governador do Maranhão, Flávio Dino, reforçou a necessidade de atender com urgência a solicitação.

Motos elétricas

A Movi Electric inaugurou uma linha de montagem de carros elétrico no Biopark, um parque tecnológico situado no município de Toledo, no oeste do Paraná e anunciou que após a linha de carros compactos, estuda a fabricação de motos elétricas, que irão concorrer com as motocicletas fabricadas no Polo Industrial de Manaus.

O vereador aloprado

Nos bastidores, alguns vereadores tratam o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis, como o aloprado. Além de contratações de parentes e agregados, David Reis tem usado a função como se fosse um imperador, sem a devida atenção aos colegas. O resultado é uma articulação em andamento que pode dar de cabeça ao prefeito David Almeida. David é filho do Secretário Municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, que furou a fila de vacinas contra Covid-19.

Arcebispo no hospital

A Arquidiocese de Manaus informou que o arcebispo Emérito de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, sofreu um infarto e está internado na UTI. Ele está hospitalizado desde o dia 26 de fevereiro com uma infecção urinária.

Projeto de Sonhos

O projeto da estudante de mestrado, Bruna Mazzoti, “Sonhário” está em busca de pessoas que “emprestem” seus sonhos para servirem de inspiração para produtos artísticos, a serem lançados em março. Basta enviar o sonho para sonharioresidencia@outlook.com

Os erros do ministro

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello resolveu mudar depoimento sobre a data de que diz ter sido informado sobre a falta de oxigênio no Amazonas. É mais uma das atrapalhadas do ministro. Segundo o UOL “erros em série de Pazuello deixam estados inseguros sobre vacinação”. No Amazonas, no entanto, alguns deputados até recentemente, foram generosos em elogios ao ministro em mensagens postadas em redes sociais.

Amazônia nos céus

Na madrugada deste domingo (28), o satélite Amazonia 1, o primeiro construído com tecnologia 100% brasileira, por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em parceria com a Agência Espacial Brasileira, foi lançado com sucesso de uma plataforma na Índia. Esse lançamento marca dois avanços tecnológicos do país: o domínio completo do ciclo de desenvolvimento de um satélite – conhecimento dominado por apenas vinte países no mundo – e a validação de voo da Plataforma Multimissão (PMM), que é um sistema que pode ser configurado para cumprir diferentes objetivos. No caso do Amazonia 1, o primeiro objetivo é monitorar o desmatamento da floresta amazônica e o avanço da agropecuária sobre território preservado.

Saúde do Acre entra em colapso

Exatamente como aconteceu no Amazonas em meados de janeiro passado, o sistema de saúde do Acre também está entrando em colapso. O Sindicato do Médicos no Acre emitiu uma nota informando que não há mais vagas em UTIs e faltam medicamentos e insumos básicos para tratamento de pacientes internados com Covid-19. O Estado enfrenta no setor da saúde, três frentes de emergência: a cheia dos rios e suas doenças decorrentes, um surto de dengue e o aumento exponencial dos casos de Covid-19.

Carga viral é dez vezes maior

Ganhou as manchetes nacionais a pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz Amazônia, publicada na plataforma Research Square, que constatou que a carga viral de pacientes contaminados pela cepa P.1 (identificada pela primeira vez no Amazonas) tem carga viral dez vezes maior que as demais. A carga viral é a quantidade de vírus presente em uma determinada quantidade de sangue. Se tem mais vírus, é porque ele se replica de maneira mais acelerada no organismo e essa velocidade na reprodução poderia explicar o alto poder de contaminação, da qual o Amazonas foi a primeira vítima.

Fonte: Portal Único

Qual sua opinião?

Deixe um comentário