
O prefeito David Almeida (Avante) disse ao ÚNICO nesta manhã de domingo que não há disponibilidade de vacina em Manaus para atender a população a partir de 60 anos. “Não temos vacina para todos de 60 a 64 anos. Nessa faixa, temos como vacinar até 37% do total. A CIB (Comissão Intergestores Bipartite) do Amazonas vai se reunir amanhã e definir os critérios de quem será vacinado. Acredito que possamos começar a vacinar 64 e 63 anos. Falta essa definição”, explicou.
Josué Neto de malas prontas rumo ao TCE
O deputado Josué Neto está de malas prontas para assumir a vaga de Conselheiro no Tribunal de Contas do Estado. A posse vai acontecer no dia 15 de abril. Josué chegará ao tribunal com 45 anos de idade e após cumprir quatro mandatos de deputado estadual, dos quais três no exercício da presidência da Casa. Ele começou a carreira política cumprindo um mandato de vereador. Sua indicação ao TCE foi votada e aprovada pelos deputados estaduais para a vaga que será disponibilizada com a aposentadoria de Josué Filho, pai de Neto, que se aposenta em abril.
Josué Filho comanda o embalo
Durante décadas Josué Filho comandou programa matinal na rádio Difusora FM. Na empresa da família, conquistou audiência e chegou ao parlamento estadual, exercendo em outros momentos a função de Secretário de Estado até ser indicado a Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. No dia 5 de abril, ele participa da sua última sessão na função de conselheiro antes de seguir, aos 75 anos, para a aposentadoria. Inquieto por natureza, a expectativa é que ele volte com mais frequência aos microfones da Difusora.
Procurador de olho na Assembleia
A Assembleia Legislativa do Amazonas está sendo questionada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, sobre a prática de reeleger as Mesas Diretoras para o mesmo cargo, na mesma legislatura. Aras ajuizou 22 Ações Diretas de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal, apontando que essas reeleições – que acontecem em vários estados brasileiros – violam o princípio republicano do pluralismo político. O procurador-geral já conseguiu suspender as regras em Roraima, Mato Grosso e Maranhão.
Presidente da Câmara ignora CPI
Vinte vereadores assinaram pedido de CPI para investigar a empresa Amazonas Energia, mas a semana começa sem que o presidente da Casa, vereador David Reis (Avante) dê andamento ao processo, que há mais de 15 dias foi encaminhado.
Brasil ignorou exemplo de Manaus
Em relação à situação de caos sanitário que começa a se instalar no sul e sudeste do Brasil em função da Covid-19, o epidemiologista da Fiocruz/AM, Jesem Orellana, disse que o que aconteceu em Manaus deveria ter servido de alerta para o restante do Brasil. Segundo o pesquisador, Manaus foi um “evento sentinela” sobre o colapso que o Brasil passa a enfrentar agora com o segundo avanço da doença.
Comissão criada por indicação de Eduardo Braga começa a funcionar no Senado
Criada por indicação do senador pelo Amazonas Eduardo Braga (MDB), a comissão temporária criada para acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus começa a trabalhar nesta segunda-feira (8), quando o relator do colegiado, senador Wellington Fagundes (PL-MT), apresenta o plano de trabalho do grupo. O recrudescimento da Covid-19 no país, levou o Senado Federal a suspender as reuniões presenciais e, a partir desta semana, as sessões serão virtuais.
Mulheres estudam mais
As mulheres do Amazonas contam com mais anos de estudo no ensino superior, mas não conseguem as mesmas oportunidades profissionais que os homens, conforme dados do IBGE. Esta é uma realidade no Brasil apesar dos avanços das conquistas femininas. Nesta segunda-feira (8) comemora-se o Dia Internacional da Mulher e o ÚNICO deseja a todas as mulheres a multiplicação de suas conquistas, na construção de uma sociedade justa e fraterna.
fonte: Portal Único