Bolsonaro chega a Manaus em meio a manifestações de repúdio e de apoio

Presidente vem acompanhado de ministros, do governador Wilson Lima e deputados federais do Amazonas

Mais de 16 mil brasileiros receberam doses de vacinas diferentes em todo o país

Começa nesta sexta-feira (23) a busca dos fujões das vacinas

Até papelão está em falta como matéria prima para empresas industriais

Exposição vai contar história de um dos maiores artistas do Amazonas,o Rei David Assayag

Prefeitura de Manaus começa a pagar o “Auxílio Manauara

O agora cidadão do Amazonas, presidente Jair Bolsonaro, chega na manhã de hoje (23) a Manaus juntamente com cinco ministros para participar, às 10h30, da cerimônia de inauguração do Pavilhão de Feiras e Exposições do Centro de Convenções do Amazonas. O governador Wilson Lima, que esteve ontem (22) em Brasília em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, retorna para Manaus no voo com o presidente e ainda os deputados federais pelo Amazonas Átila Lins, Capitão Alberto Neto, Delegado Pablo e Silas Câmara.

Título de Cidadão

Como noticiou o ÚNICO na noite de ontem, Wilson Lima sancionou a Lei 5.541, de 20 de abril, que concede o título de Cidadão do Amazonas ao presidente. O projeto de lei foi aprovado por 13 deputados estaduais. Foi mais um gesto que mostra que Wilson Lima está cada vez mais próximo e afinado com o presidente.

Deputados vão entregar a comenda

Deverá ser durante a inauguração da obra, que os deputados estaduais do Amazonas irão entregar o polêmico título de Cidadão do Amazonas a Bolsonaro. Enquanto os apoiadores do presidente se organizam para uma manifestação em frente ao Centro de Convenções, movimentos sociais, políticos e religiosos estão se organizando para impedir qualquer possibilidade de que a cerimônia aconteça dentro da sede do Poder Legislativo. A ideia é impedir a entrada de Bolsonaro na sede.

Bolsonaro em queda

A repercussão negativa ao ato da Assembleia Legislativa do Estado de conceder o título de cidadão do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro revela que Bolsonaro vem perdendo força em Manaus, onde venceu as eleições com 65,72% dos votos em 2018. Pesquisa realizada no início do mês, mostra que, se eleições fossem hoje, Lula venceria Bolsonaro em Manaus. Por diferença mínima, mas é a primeira vez que Bolsonaro fica atrás do petista na capital amazonense.

Mais imunizantes

O Amazonas recebeu ontem mais 44 mil novas doses de vacinas contra o novo coronavírus. São 34 mil doses da vacina Astrazeneca/Oxford e 10 mil doses da Astrazeneca/Fiocruz. A entrega faz parte de um lote de 3,5 milhões que o Ministério da Saúde começou a distribuir ontem aos estados. Ainda faltam ser vacinadas 200 mil pessoas do grupo prioritário, só em Manaus.

Busca aos fujões da vacina

A Prefeitura de Manaus começa hoje (23) o trabalho de “busca ativa” aos cidadãos que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, mas não voltaram para a segunda dose. A segunda dose é que completa o ciclo de imunização. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), são 7.361 usuários que sumiram depois da primeira dose.

Vacinas trocadas

Ao menos 16,5 mil pessoas em todo o País tomaram doses trocadas da vacina contra a Covid-19. São pessoas que tomaram a primeira dose da vacina da Coronavac e a segunda dose da Oxford/AstraZeneca ou vice-versa, de acordo com o Datasus, sistema de informações do Ministério da Saúde. Só no Amazonas, segundo o estudo, foram 519 pessoas. O erro foi causado pela falta de informação e de treinamento dos profissionais de saúde e se repetiu em quase todos os estados do Brasil, exceto no Acre e Rio Grande do Sul.

Sistema identificou problema

O problema foi descoberto por meio do próprio sistema de saúde (Datasus), que registra quais vacinas foram administradas em cada cidadão, bem como o lote da mesma, segundo a Folha de São Paulo, que levou em conta todos os vacinados no país no primeiro mês da campanha vacinal (de 17 de janeiro a 17 de fevereiro) que retornaram para a segunda dose até 8 de abril. É um universo de 3,5 milhões de pessoas.

Auxílio Manauara

Começa nesta sexta-feira (23) o pagamento da terceira parcela do “Auxílio Manauara”, no valor de R$ 200, de forma escalonada, seguindo o mês de nascimento dos beneficiários. A prefeitura estabeleceu o calendário assim: hoje o pagamento será para quem nasceu em janeiro e fevereiro; na segunda-feira (26), nascidos em março e abril; na terça (27), maio e junho; quarta (28), os de julho e agosto; quinta (29), aniversariantes de setembro e outubro e na próxima sexta, dia 30, os nascidos em novembro e dezembro.

Falta de componentes é grave

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) fez uma sondagem entre seus associados e identificou que 44% das empresas relataram dificuldade em adquirir matérias-primas e componentes no mês de março. Papelão é o produto com a maior falta, com 56% das indústrias reclamando da escassez. Os materiais plásticos vêm em seguida, apontados por 46% dos entrevistados e 44% das empresas relataram dificuldade em comprar componentes eletrônicos de origem asiática.
A Abinee disse que a falta de componentes ainda é grave entre as indústrias instaladas no Brasil, mas que o setor está otimista com a recuperação após a ampliação das vacinações.

Codam e LG em reunião

Está marcada para o próximo 29 de abril, a 289ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam) que analisa e autoriza projetos industriais que queiram se instalar em Manaus. Um dos projetos já em pauta é o da ampliação da produção da LG em Manaus. Por causa da Covid, a última reunião do Codam foi em dezembro do ano passado.

Exposição celebra David Assayag

A partir de amanhã estará aberta a exposição “David Assayag – a Voz da Amazônia. 35 anos de história”. A exposição composta por painéis ficará no Manauara Shopping até 22 de maio. Ela narra à trajetória de um dos artistas mais consagrados no Amazonas, o levantador de toadas do Boi Garantido, o “Rei David”.

Fonte: Portal Único

Qual sua opinião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Compartilhe: