Queda de popularidade acende luz vermelha entre bolsonaristas
Troca de comando em partido sinaliza para composições de olho em 2022
Deputado do Amazonas deixa de comparecer a encontro com youtuber
Um possível surto de febre chikungunya no Amazonas está sendo investigado
Maestro Nivaldo Santiago será homenageado no Teatro Amazonas
Bancários e trabalhadores dos Correios serão incluídos nos grupos prioritários da vacinação
Mourão coloca três mil militares para atuar no combate ao desmatamento na Amazônia
Vacinação surte efeito
As campanhas de vacinação contra a Covid-19 desenvolvidas em todos os municípios do Estado, finalmente mostraram seu primeiro resultado em termos de estatística: zero mortes pela doença, em 24 horas, desde o início da pandemia, há 16 meses. O registro foi comemorado pelo governo estadual – com justiça – e confirma a eficácia das vacinas, de qualquer marca.
Além disso, abre caminho para mais campanhas de imunização em massa. Tanto que o governador Wilson Lima já anunciou que no sábado (10), o mutirão da vacinação será realizado em cinco municípios ao mesmo tempo: Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã e Urucará.
O Estado contabiliza hoje um total de 405.066 casos da doença e 13.349 óbitos.
Bancos e Correios serão prioridade
O Ministério da Saúde anunciou que vai incluir os bancários e os trabalhadores do Correios nos grupos prioritários de vacinação. Ainda esta semana será emitida uma Nota Técnica que vai definir como e onde esses grupos serão vacinados. O MS garante que já tem reserva técnica de imunizantes para essas categorias de trabalhadores.
Chovendo no molhado
Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) um projeto de lei para punir servidores públicos que desviem recursos em tempos de pandemia e calamidades. Ora, isso já é passível de pena em qualquer tempo. Atos de corrupção e improbidade são crimes e pronto. Não é possível esperar pandemias para punir corruptos. Ainda mais quando a pena prevista é apenas “multa”. Só pra lembrar, desviar recursos da saúde é crime contra a vida.
Mudança de partido
O DEM deverá ser o novo partido do ex-governador Amazonino Mendes, atualmente no Podemos. Pré-candidato ao governo nas eleições de 2022, Amazonino tem trânsito livre com o presidente nacional do DEM, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Embora tenha todo espaço no Podemos, o ex-governador avalia um outro partido com maior estrutura, o que facilita qualquer candidatura.
Pauderney em carreira solo
No momento, o Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, é quem comanda o DEM no Amazonas. Ele caminhou durante muitas jornadas ao lado de Amazonino, mas nos últimos anos, tem tentado carreira solo.
Grupos dividem secretaria
Nem tudo anda tranquilo na Secretaria Municipal de Educação. Pelo menos uns três grupos se enfrentam pelo poder interno. Dois se dizem ligados ao prefeito David Almeida e outro ao secretário Pauderney Avelino. Oficialmente, vai tudo bem!
Homenagem ao maestro
No próximo dia 14, o Teatro Amazonas vai apresentar um concerto de violino especial para homenagear o maestro Nivaldo Santiago, que faleceu em abril deste ano, aos 94 anos. A apresentação terá o maestro Marcelo de Jesus como regente e o solista Raimundo Nilton, ao violino. A homenagem será transmitida pelo Facebook e YouTube “culturadoam”, a partir das 20h.
Surto de chikungunya
Um possível surto de febre chikungunya em Tefé está sendo investigado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. Já foram registrados quatro casos da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor de dengue e zika.
Vacinação contra a influenza
A vacinação contra a Influenza será ampliada para todas as faixas etárias em Manaus. O Dia D, que marca esta nova fase da campanha, será neste sábado (10). Os detalhes ainda serão divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Popularidade baixa preocupa Bolsonaristas
Aliados de Bolsonaro no Amazonas estão preocupados com as constantes quedas de popularidade do presidente. A mais recente pesquisa coloca Bolsonaro com apenas 24% de aprovação, praticamente o mesmo percentual da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), no seu pior momento em que registrou 20% de aprovação apenas.
Deputado deixa youtuber à espera
O deputado estadual Fausto Souza (MDB), até agendou uma participação no programa Na Lata, da youtuber Antônia Fontenelle. Era segunda-feira (5) e foi remarcado para ontem (6) mas o encontro não aconteceu. A postagem que Fausto fez na sua página no instagram, confirmando o encontro, foi apagada.
Faixa Liberada na Ponta Negra
A Prefeitura de Manaus reabre hoje (7), o projeto Faixa Liberada no complexo turístico da Ponta Negra, que permite aos praticantes de caminhadas e corridas o acesso às vias daquele local. Proibidas por causa da pandemia, as atividades recomeçam, mas com distanciamento, álcool gel e máscaras.
Militares contra desmatamento
O vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, general Hamilton Mourão, disse que vai recolocar cerca de três mil militares das Forças Armadas para atuar na Amazônia, contra o desmatamento. Mourão afirma que até abril, quando havia militares na região, o desmatamento estava sob controle, mas quando as tropas foram retiradas, os índices subiram exponencialmente. Por isso, disse ele, as Forças Armadas voltarão.
No Amazonas, elas vão atuar em Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Novo Aripuanã, municípios com os maiores índices de desmatamento.
Fonte: Portal Único