Amazonas Pós-Pandemia: 4ª etapa da reabertura de atividades não essenciais tem início nesta segunda-feira (06/07)

A partir de hoje, estão autorizadas a funcionar creches, escolas e universidades da rede privada, como já estava previsto, porém o Governo do Estado fez algumas alterações no decreto estadual nº42.330, do dia 28 de maio de 2020.

De acordo com o plano do governo, as exceções ficariam para bares, casas de shows e eventos. Para essas atividades, ainda não havia data prevista, porém o Governo do Estado incluiu nesta 4ª fase a abertura de bares, ampliou horário em academias de ginástica, definiu datas para retorno do futebol estadual e adiou o retorno às atividades de pessoas do grupo de risco para o novo coronavírus (Covid-19).

O secretário estadual de Educação,  Luiz Fabian, em entrevista ao Jornal Acrítica, no dia 15 de junho firmou que a volta as aulas da rede pública deve ocorrer entre o final de julho e o início de agosto : “A orientação dada pelo decreto vigente é de que a partir do dia 6 de julho todas as pessoas podem voltar a sua atividade os inclusive os que possuem comorbidade. Então, essa é a orientação que nós temos, portanto se ela não mudar, todas as pessoas retornam às atividades. Mas, é evidente que o cuidado que nós vamos ter com os professores de mais idade e professores doentes será maior.”

Bares e flutuantes – A partir desta segunda-feira, os bares poderão funcionar até o horário da meia-noite, apenas na modalidade restaurante, obedecendo às restrições impostas a estes. Em relação às apresentações de artistas ao vivo, em restaurantes, bares e flutuantes, somente serão permitidos, no máximo, três componentes, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 m entre os músicos e de 2 metros, entre os músicos e os clientes. Os flutuantes poderão funcionar até às 18h, com ocupação máxima de 50% de sua capacidade, obedecendo as restrições e orientações fixadas para os restaurantes.

Novas datas – Ao artigo 7˚, do Decreto nº 42.330, foram acrescidas novas datas e regras de retorno para algumas atividades. A partir das 7h, do dia 13 de julho, atividades relacionadas ao futebol profissional (masculino e feminino) poderão ser retomadas. Treinos e partidas podem ser realizadas, porém, sem a presença de público. As academias de ginástica e similares terão horário de funcionamento ampliado para até às 20 horas.

Grupos de risco – O Governo do Estado modificou a data de retorno às atividades das pessoas de grupo de risco no setor público e privado. Nas atividades privadas, o retorno desse grupo fica para 03 de agosto.
No setor público estadual, os servidores do grupo de risco retornam em datas diferenciadas: dia 20 de julho para a área da educação, 02 de agosto para grupos de risco das áreas da segurança e saúde. Nas demais áreas, 17 de agosto.

Leia a publicação completa do Governo do Estado clicando aqui.

Fonte da imagem: Portal do Holanda

Fonte da notícia: Portal Único

Qual sua opinião?

Deixe um comentário