
Conversa animada reúne senador, vice-governador e presidente da Assembleia
Marcelo Serafim dá os primeiros passos na função de líder do prefeito David Almeida
Governador Wilson Lima aprova a compra direta de vacinas pelo Estado
Termina licença do secretário que furou a fila de vacinação
Acre em estado de emergência com pandemia, enchente e surto de dengue
A expectativa pela vacinação de pessoas a partir de 50 anos, anunciada pelo Ministério da Saúde para ser iniciada nesta segunda-feira (22) não se confirmou. A Prefeitura de Manaus divulgou nota informando que se mantém o calendário anunciado anteriormente com vacinas para grupos de idade acima de 74 anos. A previsão, é que o Ministério da Saúde anuncie durante a semana a nova data para atender a faixa etária a partir de 50 anos em todo o Amazonas.
Compra de vacinas
O governador Wilson Lima quer comprar vacinas contra a Covid diretamente de laboratórios. Ele assinou documento do Fórum de Governadores encaminhado ao Instituto Butantan, buscando informações sobre cronograma e capacidade de produção da vacina. Os governadores estão preocupados com a quebra de cronograma por parte do governo federal na entrega de vacinas.
Conversas em Brasília
O vice-governador Carlos Almeida e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, estiveram juntos nas duas últimas semanas em Brasília. Em uma dessas viagens, o ÚNICO teve acesso a informações que aconteceu uma conversa animada entre Carlos Almeida, Roberto Cidade, deputado Josué Neto e do senador Eduardo Braga, além de um empresário da área de comunicação do Amazonas. Aconteceu numa área privada de um restaurante brasiliense.
Líder do prefeito está otimista
O líder do prefeito David Almeida na Câmara Municipal, vereador Marcelo Serafim (PSB), disse ao ÚNICO que sua expectativa é que o trabalho parlamentar na Casa avance na próxima semana, após a definição das comissões. “No geral, as comissões foram montadas de acordo com os interesses temáticos dos colegas, ouvindo a todos e atendendo a todos os pedidos possíveis”, informou.
Termina licença de Sabá Reis
Terminou no sábado (20) a licença do secretário de Limpeza Pública de Manaus, Sabá Reis. Após ser flagrado furando a fila de vacinação contra a Covid-19, ele tirou licença e foi pra São Paulo alegando tratamento de saúde.
Campanha pelo Acre
O Ministério Público do Acre está organizando uma campanha de doações financeiras para atender o Estado que, além da pandemia de Covid-19, enfrenta enchentes em dez municípios, um surto de dengue e conflitos migratórios. Cerca de 130 mil pessoas foram atingidas pela cheia, existem mais de 1.500 casos confirmados de dengue e 400 haitianos que estavam atravessando o Estado para chegar ao Peru e, de lá, ir para os Estados Unidos, acabaram ficando retidos em Rio Branco, porque o Peru fechou as fronteiras por conta da Covid-19.
Solidariedade
A Igreja Católica, a Defesa Civil, os Bombeiros e as prefeituras acreanas se uniram para organizar campanhas de doação de alimentos, kits de higiene e limpeza e ainda na distribuição de comida pronta, para quem está desabrigado.
Parintins sob estudo
Pesquisadores da área da Saúde do governo estadual estão tentando identificar porque os índices de contaminação e morte por Covid-19 não estão seguindo a tendência de queda em Parintins, registrada na maioria dos municípios amazonenses. Apesar do toque de recolher das 15h às 6h, a transmissão ainda é alta. Parintins tem hoje 8.178 casos de Covid-19 e 247 mortes.
Satélite Amazônia
O Brasil vai colocar em órbita no dia 28, o primeiro satélite construído com tecnologia 100% brasileira. O Amazônia-1 vai ser lançado pela agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO), com a missão de monitorar a região amazônica, no que diz respeito ao desmatamento e ainda o avanço da agricultura no país.
Fonte: Portal Único