Presidente do STJ ministro tira aeroporto de Manaus das mãos dos franceses

Comitê de Combate a Corrupção reforça ação no Ministério Público contra Sabá Reis

Amazonino define data para assumir presidência do Podemos

TCE identifica doações de ex-secretário municipal feitas para “fantasmas”

Wilson Lima entra na fila para comprar vacina da Rússia

Mais de 40 entidades divulgam nota em protesto contra decisão da assembleia em homenagear Bolsonaro

A concessão do aeroporto internacional Eduardo Gomes, de Manaus, obtida em leilão pelo grupo francês Vinci Airports, nem chegou a sair do papel. O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, retirou o Aeroporto Internacional de Manaus do leilão de concessões realizado no dia 7 de abril pelo Ministério da Infraestrutura. Ontem (20), o ministro voltou atrás de uma decisão anterior e restabeleceu parte de uma liminar do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), que havia retirado o aeroporto da capital do Amazonas do leilão feito pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Exploração comercial

A concessão da Anac era para uso da área para exploração comercial e operação da atividade de armazenagem e movimentação de cargas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.Além do aeroporto de Manaus, o grupo francês havia arrematado os terminais de Tabatinga, Tefé, Porto Velho (RO), Rio Branco, Cruzeiro do Sul (AC) e Boa Vista (RR) e para isso deu um lance de R$ 420 milhões.

Amazonino assume na sexta

Esta prevista para sexta-feira (23) a oficialização do ex-governador Amazonino Mendes como presidente estadual do Podemos. Amazonino vai indicar os nomes da Executiva estadual. O deputado Wilker Barreto, que ainda responde pela presidência da Executiva Estadual, passará a presidir a executiva municipal do partido.

Postos de vacina

Neste feriado de Tiradentes os postos de vacinação contra a Covid-19 estarão atendendo das 9h às 16h, com exceção do ponto que funciona no balneário do Serviço Social do Comércio (Sesc-AM). No comércio, as galerias populares (camelódromos) vão funcionar até 14h e o shopping Phelippe Daou, das 8h às 18h. O Mercado Adolpho Lisboa das 6h às 12h e a Manaus Moderna, Panair, feira da Banana e do Produtor das 4h às 16h. Nos shoppings praças de alimentação abrem às 12 e lojas às 13hs.

Comitê reforça denúncia contra Sabá Reis

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e Caixa Dois Eleitoral informou ao ÚNICO que aguarda posição do Ministério Público do Estado do Amazonas, em relação a representação contra o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sebastião da Silva Reis por improbidade administrativa devido a inauguração de galeria de fotos de vereadores no interior de um prédio do Poder Executivo, o que fere artigo da Constituição Federal. No início da vacinação em Manaus, Sabá Reis foi apontado como um dos fura-filas. Após a denúncia pediu licença do cargo e alegando doença passou um bom tempo em São Paulo.

Ex-secretário fez doações para fantasmas

O Tribunal de Contas do Estado aplicou multa de R$ 2,5 milhões ao ex-secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) de Manaus, Luis Faustino da Costa Neto, que teve as contas do ano de 2016, reprovadas. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) encontrou contratos irregulares, falta de comprovação de despesas e diversas contratações para os mesmos serviços, mas chama atenção o fato de que o relator do processo encontrou doações de tatames a “entidades não existentes”, ou seja, fantasmas.

Protesto contra Bolsonaro

Quarenta e três entidades representantes de movimentos sociais, partidos políticos, organizações religiosas, entre outros, assinaram um manifesto de repúdio à decisão da Assembleia Legislativa do Amazonas de conceder o título de cidadão do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro. As entidades nomeiam cada deputado que votou a favor da homenagem: deputado Delegado Péricles: Abdala Fraxe, Álvaro Campelo, Cabo Maciel, Dra. Mayara Pinheiro, Fausto Júnior, João Luiz, Ricardo Nicolau, Saullo Viana, Therezinha Ruiz, Wilker Barreto, Adjunto Afonso, Belarmino Lins, Carlinhos Bessa, Dr. Gomes, Felipe Souza, Nejmi Aziz, Roberto Cidade e Tony Medeiros. Serafim Corrêa votou contra e Dermilson Chagas se absteve.

Compra da Sputnik V

O governador Wilson Lima (PSC) participou de reunião virtual com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ontem (20) para discutir, junto com outros governadores, sobre a aquisição da vacina contra a Covid-19, Sputnik V, fabricada na Rússia. Essa vacina ainda não tem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por isso, ainda não pode ser aplicado no Brasil, mas assim que o registro for autorizado, os governadores que montaram um consórcio pretendem comprar um milhão de doses.

Superintendente da PF

O ex-superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, foi exonerado porque denunciou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales. Caiu, mas pode levar Sales junto. O Ministério Público no Tribunal de Contas da União Lucas Rocha Furtado está pedindo ao Supremo Tribunal Federal , o afastamento do ministro Ricardo Salles, sob alegação de risco às investigações contra desmatadores. A justificativa do pedido é justamente a notícia-crime apresentada por Saraiva.

Falta de chips no mercado

A falta de chips de memória e outros componentes eletroeletrônicos no mercado internacional começa a incomodar as fábricas instaladas no Brasil. O presidente da Multilaser, Alexandre Ostrowiecki revelou que a empresa registrou aumento de mais de 40% nos custos nos últimos meses por conta do câmbio e da escassez de componentes, como chips de memórias. “Não repassamos integralmente esses custos, no entanto isso não assegura um aumento inexpressivo na ponta, já que a pressão é muito alta”, diz o presidente da empresa, Alexandre Ostrowiecki. A Multilaser é uma das maiores indústrias do país de eletroeletrônicos, fabrica tablets, televisores, computadores, entre outros e tem uma planta no Polo Industrial de Manaus e outra em Extrema (MG), fabricando mais de três mil produtos diferentes.

Fonte: Portal Único

Qual sua opinião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *